ALFABETIZAÇÃO com JOGOS PEDAGÓGICOS: Trinca Silábica

jogos pedagógicos: como aplicar

Como usar os jogos que formam trinca?

Eu quero mostrar hoje para você uma ideia de Trinca Silábica. A gente vai formar a carta que tem imagem e duas cartas que tem a silábica que vai compor a palavra dessa imagem. Vem comigo que eu vou contar tudo sobre o Trinca Silábica.

Eu trago uma proposta de recursos para ajudar as crianças que precisam estar atentas a diferentes partes das palavras, aqui neste caso vamos trabalhar com as palavras de sílabas.

>>>> CLIQUE AQUI e acesse o jogo Trinca Silábica em PDF, pronto para você imprimir e usar com seus alunos.

O interesse aqui é que algumas palavras tem algumas relações que são interessantes para a gente observar com as crianças que precisam desenvolver essa consciência fonêmica.

Como funciona o jogo?

A gente tem uma sequência de cartas. São 10 cartas com imagens e 20 cartas com as sílabas. A ideia das cartas com as sílabas é observar, por exemplo, que há palavras em que compartilham a mesma parte e que há palavras que são diferentes, que têm partes diferentes.

Esse é um recurso excelente também para ajudar aquelas crianças que estão silábicas com valor sonoro e não conseguem avançar. Este é um recurso ótimo também para ajudar uma criança que já está em um nível silábico alfabético, mas que precisa consolidar esse conhecimento.

Como jogar?

Cada jogador na sua vez, podendo ter até três participantes. Primeiro tem que embaralhar as cartas e depois separar 4 cartas para cada jogador. Para começar a gente precisa observar se a partir da combinação o jogador consegue fazer uma trinca.

Eu estou trabalhando com as crianças o reconhecimento, fazendo a leitura dessas sílabas, se você for trabalhar com crianças que estão mais no início, você vai precisar de um suporte. Você também precisa equilibrar seus jogadores em que eles tenham habilidades próximas, para que não fique mais fácil para um do que para o outro.

O outro jogador vai observar e ver se ele teve mais sorte que o outro para encontrar e fazer a trinca. Isso pode acontecer e eu explico tudo na regra do jogo.

Esse material faz parte do nosso acervo de recursos didáticos, na minha loja de recursos de PDF para você baixar, montar e jogar ai com seus alunos.

>>>> CLIQUE AQUI e acesse o jogo Trinca Silábica em PDF, pronto para você imprimir e usar com seus alunos.

Não tem nenhuma combinação, pode bater par ou ímpar para ver quem começa. O primeiro jogador vai pegar uma carta do montinho e decidir se fica com essa carta ou se ele coloca na mesa formando um montinho de descarte. Aí passa a vez para o outro jogador e ele olha suas opções e decide se ele pega a carta do montinho do descarte ou uma nova. Assim o jogo continua e os participantes, cada um na sua vez, vão pegar uma carta do montinho de cartas ou do descarte para ir fazendo essas combinações. O jogo só termina quando não há mais possibilidade de formar trinca. E para saber quem conseguiu ganhar será aquele jogador que conseguiu acumular a maior quantidade de trincas no final do jogo.

Esse é um recurso excelente, super dinâmico, mas considere aí essa oportunidade de ampliar também esse conhecimento de tipos de jogos diferentes, para não ficar sempre na mesma coisa. Para isso, eu tenho um convite para você que quer aprender a usar jogos que estimula a habilidade de consciência fonológica como esse.

No dia 21/05 nós faremos um encontro de 09h às 12h para falar sobre jogos e atividades de consciência fonológica, será um Workshop de Alfabetização, e para participar e saber mais informações basta clicar no link abaixo:

QUERO ME INSCREVER NO WORKSHOP DE ALFABETIZAÇÃO

Assista o tutorial completo de como jogar o jogo Trinca Silábica.

Quer assistir ao vídeo da aplicação do recurso Trinca Silábica? CLIQUE AQUI ou na imagem abaixo.

Comenta aqui em baixo se essa referência vai te dar a oportunidade de criar novos materiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recursos e Atividades Pedagógicas.

Prontos para baixar, imprimir e jogar!

Fale com a gente!
1
Olá! Como posso te ajudar?