Aprenda as 5 possibilidades de uso do recurso Caça Silábico

jogos pedagógicos: como aplicar

Você já conhece o Caça Silábico?

Se não, vem comigo que no conteúdo de hoje eu vou te mostrar como usar o jogo Caça Silábico em 5 propostas diferentes.

Quero compartilhar aqui essas 5 possibilidades com este material para que você possa se inspirar e pensar em outras propostas para criar recursos.

>>>> CLIQUE AQUI e acesse o jogo Caça Silábico em PDF, pronto para você imprimir e usar com seus alunos.

O Caça Silábico é um recurso desenvolvido a partir de uma ideia autoral, então se você for fazer um Caça Silábico, me marca lá no instagram (@lisamoraeseducadora) que eu vou adorar saber também!

Você pode mudar o repertório, como por exemplo: trabalhar com número ou leitura de palavras, enfim, essa estrutura dá pra você trabalhar com várias coisas.

Antes de vermos a forma de aplicar, é importante você entender como esse recurso se diferencia de uma atividade.

Antigamente, o caça silábico era uma atividade e, nesta época, as crianças pegavam a imagem que não tinha a palavra embaixo e depois iam encontrar as sílabas que iam compor aquela palavra, foi um recurso que fez muito sucesso, mas ele era totalmente diferente, não tinha uma qualidade gráfica boa que conseguimos trazer hoje nos nossos materiais e tudo isso é um processo, um crescimento e um investimento em mais conhecimento.

>>>> CLIQUE AQUI e acesse o jogo Caça Silábico em PDF, pronto para você imprimir e usar com seus alunos.

E isso é o que eu também ensino para minhas alunas no curso LAB DIDÁTICO, onde eu trago todo esse conhecimento dentro dessa trajetória de trabalho com a produção de recursos didáticos. Então o curso ele é tanto para quem vai fazer seus próprios recursos, como também para quem já quer montar esse material para possivelmente buscar uma renda extra ou já dá o primeiro passo para pensar em trabalhar somente com isso e fazer da sua renda principal, serve também para quem quer abrir sua empresa e trabalhar com a produção, assim como eu faço.

Se você quer ter autonomia, quer aprender a fazer seus próprios materiais, estruturar seus recursos de modo que ele possa até mesmo se tornar um produto para que você possa vender e investir no seu trabalho com a produção de material didático, no dia 06 de Julho de 2022, nós vamos abrir as vagas para a TURMA 7 do LAB Didático. Para se inscrever, basta clicar no link.

Se esse jogo aqui era uma atividade, então como ele se transformou em jogo?

Bom, essa estrutura de encontrar as sílabas permanece no jogo, porém, há outras informações que são importantes para que ele se transforme em jogo, por exemplo: quando era considerado atividade, a identificação das sílabas era feita individualmente, já no jogo, é feito com 2,3 ou até 4 crianças e cada jogador então recebe a mesma cartela com as sílabas.

É adicionado 2 elementos no recurso que é a HABILIDADE e o TEMPO, para compor a estrutura e para que se torne um jogo de fato.

Como jogar?

A educadora vai sortear a ficha, vai conferir a palavra e os dois participantes vão ao mesmo tempo buscar essas sílabas na tabela. Aquele que for mais rápido, ou seja, aquele que tiver a maior habilidade para encontrar as sílabas, marca na tabela (pode ser com canetinha, ou marcadores de texto).

A educadora irá conferir se está certo e se estiver ele ficará com essa ficha armazenada até que todas as fichas do jogo termine, aquele que estiver com a maior quantidade de fichas no final será o vencedor.

Percebeu que aqui temos dois elementos? A HABILIDADE para conseguir identificar as sílabas e o TEMPO que seria a pessoa mais rápida.

Dentro dessa estrutura, a gente pode trabalhar com cinco possibilidades.

>>>> CLIQUE AQUI e acesse o jogo Caça Silábico em PDF, pronto para você imprimir e usar com seus alunos.

Primeira possibilidade:
Cada jogador recebe um tabuleiro, a educadora vai organizar os grupos (duplas ou trios) de modo que eles tenham dificuldades próximas, ou seja, se você tem um aluno que tem muita dificuldade de identificar as sílabas, você precisa também encontrar um par que esteja próximo deste aluno, porque se você colocar uma dupla em que um consegue identificar com facilidade e o outro ainda não, este jogador não irá se sentir tão à vontade e terá desvantagem no jogo.

Na sua forma de aplicar, se você estiver trabalhando com essa criança que tem mais dificuldade, na hora de sortear você pode mostrar a ficha para ele, para que ele veja a escrita e identifique as partes e marque no tabuleiro. Nesta fase é necessário que ele tenha apoio com as fichas.

Segunda possibilidade:
Ao invés de mostrar a palavra, eu posso esconder ou só dizer, mas sem mostrar a carta. Neste momento, precisamos considerar que a criança tem conhecimento e informações que a ajudem a encontrar, ou seja, não dá para trabalhar com crianças pré-silábicas neste nível. Então ele vai fazer o ajuste do oral ao escrito, no final quem conseguir acumular mais fichas, vence.

Terceira possibilidade:
Pensando também nas crianças que estão num nível mais inicial, ao invés de estar atenta a todas as partes dessa palavra, podemos destacar e dar ênfase na parte inicial.

Então vamos pensar na criança que é silábica com valor sonoro ou sem valor sonoro, podemos pedir para ela marcar onde está a sílaba de “Jo” no tabuleiro que compõem a palavra “Joaninha”. É interessante fazer isso até no coletivo antes de jogar, porque assim as crianças podem trocar as informações, fazer observações diferentes do grupo para contribuir com o aprendizado de outra criança.

Então na terceira possibilidade você pode explorar o recurso, fazendo a marcação da sílaba inicial e não mostrando a escrita.

Quarta possibilidade:
Este é ideal para um nível mais avançado, trabalhando com crianças que já estão alfabéticas.

Podemos, por exemplo, marcar três sílabas no tabuleiro e pedir para o aluno identificar nas fichas qual das imagens vão compor as sílabas.

Quinta possibilidade:
Tiramos as fichas do jogo com as imagens e a criança poderá formar palavras usando as sílabas que estão no tabuleiro.

Há como compor diversas palavras, como por exemplo: boca, preto, mata, entre outros. Esta também é uma proposta que as crianças que estão em um nível mais avançado podem fazer.

Então essas são as 5 ideias para você usar com 1 único recurso.

>>>> CLIQUE AQUI e acesse o jogo Caça Silábico em PDF, pronto para você imprimir e usar com seus alunos.

ASSISTA A RESENHA COMPLETA SOBRE AS CINCO POSSIBILIDADES DE USO DO CAÇA SILÁBICO

Quer assistir ao vídeo completo? CLIQUE AQUI ou na imagem abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recursos e Atividades Pedagógicas.

Prontos para baixar, imprimir e jogar!

Fale com a gente!
1
Olá! Como posso te ajudar?