ORDEM NUMÉRICA e SOMA: ensinar com jogos pedagógicos Ed. Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais

Sem categoria

Você tem alunos que realizam atividades de adição, mas que apresentam dificuldade na hora de expressar seu pensamento, de contar como é que eles chegaram naquele resultado? E tem também dificuldade na hora de memorizar a operação que foi realizada?

Se isso acontece com seu aluno e você quer mudar a proposta para ajudá-los no processo de aprendizagem, eu quero te mostrar o recurso DESCUBRA, que é um jogo pedagógico matemático, que vai te ajudar a desenvolver o pensamento lógico matemático.

Nesse artigo em especial, quero falar sobre jogos matemáticos e eu escolhi o DESCUBRA para a gente começar esse nosso papo sobre jogos de matemática que ajudam no desenvolvimento do pensamento lógico matemático e que é extremamente importante para que a criança se desenvolva e aprenda de fato, não só memorize esses fatos números que normalmente a gente ver por ai.

Memorizar é importante, mas memorizar sem compreender o conceito e o significado não adianta, porque isso faz com que a criança com o tempo não se lembre. E se isso tem acontecido com você, se seus alunos fazem as atividades mas não conseguem se lembrar ou não conseguem justificar o motivo pelo qual ele conseguiu aquele resultado ou qual o processo que ele fez, significa que ele está fazendo de uma forma mecânica.

E não é isso que a gente quer. Nós queremos desenvolver os nossos alunos para que eles consigam ter consciência, entender e compreender como é esse conceito e até mesmo verbalizar qual o caminho que ele percorreu para alcançar aquele resultado. Como ele pode a partir dessas informações defender o seu posto de vista. Porque quando a criança memoriza sem compreensão ela não se sente segura o suficiente para defender seu ponto de vista e explicar o caminho percorrido.

Então chega disso! Vou te mostrar aqui a importância dos jogos matemáticos em sala de aula. 

Jogo Descubra

Se você já viu o CUBRA e DESCUBRA por aí, o DESCUBRA é uma versão diferente. Normalmente o cubra e descubra vai até o 12, e este aqui não, porque essas combinações na forma da adição de fazer essas relações numéricas até o 10, tendo o 5 como a base da soma (o dado a gente vai adaptar para usar até o 5), é mais alcançável no primeiro momento. Então essa é uma proposta, uma variação mais inicial para a versão do cubra e descubra oficial que muita gente já conhece.

Como jogar?

Para você usar esse material com o seu aluno, pode organizar em dupla. Cada jogador vai ficar de um lado do tabuleiro e eles vão receber as fichas (com o material que você tiver, pode ser em EVA, marcadores…), vai colocar e vai cobrir todos os números. O que é interesse nesse momento é que a criança quando tiver trabalhando com a adição ela também precisa estar atenta a sequência dos números, porque quando ela for tirar a peça durante o jogo, se ela tirar do lugar errado e não for o número correto, ela deve voltar e passar a vez. Ou seja, ela fica cada vez mais longe de vencer esse desafio.

Nesse primeiro momento, antes mesmo de lançar os dados, quando a criança cobre os números, automaticamente ela precisa se lembrar dessa sequência de 1 a 10. Isso é um ótimo estímulo para que ela passe a observar essa sequência e se lembrar dela. Então se seu aluno tem dificuldade para se lembrar dessa sequência de 1 a 10, está aí essa indicação para você usar com ele.

Mas Lisa, como eu faço ou consigo esse material?

Vou deixar a seguir o link do da nossa Loja de Recursos em PDF, acesse AQUI

E também vou deixar o link da nossa Loja de Produtos Físicos, ou seja, de materiais que eu monto aqui na Regador de Ideias para que você receba o material prontinho com todas as regras, dados e marcadores para usar ai com seus alunos e otimizar seu tempo de planejamento e aplicação, podendo aproveitar melhor o seu empo como educadora: https://www.regadordeideias.com.br/buscar?q=descubra

Outras informações que são importantes antes de você iniciar esse jogo:

Você precisa preparar e tampar as duas partes do lado 6 do dado para a gente poder fazer esse jogo.

Como funciona? Qual a regra do jogo? O que os participantes precisam fazer?

Você pode ter um tabuleiro para cada dupla e você pode ter uma variedade de jogos também, porque não necessariamente as crianças precisam jogar o mesmo jogo ao mesmo tempo. Elas podem jogar jogos diferentes dentro da sala de aula, tendo autonomia para fazer isso, para aprender, errar, jogar sozinho…

No jogo descubra, depois que a gente escondeu todos os números no tabuleiro, cada jogador na sua vez, vai lançar o dado e fazer a soma dessas quantidades.

No jogo, quando a criança usa a sua própria capacidade de pensar e de estabelecer essas relações para fazer a adição, ela acaba se sentindo mais capaz de fazer essas operações, ela se torna mais confiante. Quando eu mencionei mais acima, que quando o aluno faz a atividade mas não se lembra como fez e não sabe explicar o processo e nem defender o seu ponto de vista, se sentindo inseguro, isso significa que ele não conseguiu desenvolver essa compreensão, seu pensamento lógico matemático de uma forma que ele consegue explicar seu pensamento, ele faz de uma forma mecânica. 

Mas por que?

Porque as atividades que ensinam somente o procedimento e a gente vai em busca das respostas corretas, não ensina a criança a pensar por um processo de observar as diferentes possibilidades de alcançar o número.

Nesse jogo, além da criança conseguir desenvolver essa confiança em si na sua própria capacidade de estabelecer essas relações, ela consegue ampliar sua visão sobre essas relações, podendo perceber que há diferentes possibilidades para a gente chegar no mesmo resultado.

E quando a gente faz isso?

Quando a gente joga. Quando a criança tem essa oportunidade de estar no jogo, de estar com as outras crianças fazendo essas operações

E “FAZER” representa quase 80% do nosso potencial de aprendizado. Quando a gente “faz” a gente potencializa o nosso processo de aprendizagem e passa a ter um aproveitamento maior. Isso é pesquisa, algo que já é construído, não é da minha cabeça.

O fazer é importante para desenvolver o pensamento, o raciocínio lógico matemático e os jogos são uma ferramenta que devem estar no nosso espaço de aprendizagem para além de um momento de distração. É claro que ele é importante, que a criança vai ver o jogo como uma distração e um divertimento, mas para o nosso olhar atento de pedagogo, educadores e educadoras, vai observar essa interação e esse aprendizado.

É um jogo super potente para você aplicar para os seus alunos!

Comenta aqui embaixo se você vai aplicar essa proposta com eles e depois quero saber se os seus alunos passaram a se lembrar dessas operações e se eles se sentem mais motivados para aprender, porque no jogo a gente desperta algo que é natural das crianças, do gostar de aprender, do gostar de brincar, do jogar e a gente alinha isso ao processo de aprendizagem.

Assista ao tutorial completo de como jogar o jogo DESCUBRA

Quer assistir ao vídeo do Jogo Descubra? CLIQUE AQUI  ou na imagem abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recursos e Atividades Pedagógicas.

Prontos para baixar, imprimir e jogar!

Fale com a gente!
1
Olá! Como posso te ajudar?